segunda-feira, 2 de junho de 2008

Fawcett , o caçador de antiguidades

clip_image002A historiografia relata a trajetória de vida do explorador inglês Percy Harrison Fawcett, o Coronel Fawcett, que em 1925, desaparecera quando procurava por uma civilização perdida na selva brasileira, e que ele acreditava ser originária da Atlântida. Sua saga e o mistério de seu desaparecimento também foram influências decisivas que inspiraram a criação do personagem de Indiana Jones. O coronel da Real Artilharia de Sua Majestade desapareceu onde hoje é o Parque Nacional do Xingu no estado do Mato Grosso. Nunca ficou claro se Fawcett tinha interesse no conhecimento ou procurava jazidas de minério.

"Chegou à capital do Mato Grosso o militar inglês P. H. Fawcett, pronto para explorar cidades soterradas nos sertões mato-grossenses e pesquisar a existência de ouro nas minas que encontrar pelo caminho. Fawcett avisa que só voltará depois de encontrar as ruínas de uma cidade originária da Atlântida." Notícia telegrafada, veiculada em jornais de todo o mundo, a 6 de março de 1925.

Fawcett já havia cruzado vários cantos do mundo trabalhando para o exército inglês, mas o Brasil tinha algo que o deixaria fascinado. Não que ele fosse um grande admirador do país, mas as constantes lendas sobre uma cidade perdida ainda habitada por índios de pele branca deixaram Fawcett obcecado. Lendas que falavam de um povo originado pelos sobreviventes da Atlântida, nos confins das selvas brasileiras.

Foram duas expedições feitas ao Brasil. Na primeira, Fawcett não clip_image004obteve sucesso na meta de encontrar sua cidade, mas encontrou indícios que o animariam a organizar uma nova expedição. Como ele demonstrou em uma carta dirigida a jornais de todo o mundo:

"Não duvido um só instante da existência dessas velhas cidades. Por que haveria de duvidar? Eu mesmo vi parte de uma delas - e essa é a razão pela qual achei que deveria fazer novas expedições. As ruínas parecem ser de um posto adiantado de uma das grandes cidades, as quais estou certo serão descobertas juntamente com as outras se a expedição for bem preparada, com uma pesquisa profunda sobre o assunto. Infelizmente não posso induzir os cientistas a aceitarem até mesmo a hipótese de que há indícios de uma antiga civilização no Brasil. Viajei por lugares ainda não explorados, os índios têm me falado de construções antigas, seu povo e mais coisas estranhas existentes nestes locais. Se tiver bastante sorte e conseguir atravessar a região de índios selvagens e regressar vivo, terei condições de ampliar imensamente o nosso conhecimento histórico. Percy H. Fawcett – 1925"

clip_image006Uma estatueta de basalto, que Fawcett ganhara de H. Rider Haggard, o autor de As Minas do Rei Salomão, justificaria por si só todo o mito criado em torno do coronel. Além de cinco inscrições indecifráveis em seu peito, uma particularidade da estatueta intrigava a todos que nesta tocavam. Mais uma vez, nas palavras do próprio Fawcett:

"Existe uma propriedade particular nessa imagem de pedra, e todos podem senti-la ao tocar a mão. Estranhamente, uma corrente elétrica atravessa o braço da gente, causando um choque tão forte que muitas pessoas a largam de imediato. A razão dessa energia eu desconheço. Acredito sinceramente que ela veio de uma das cidades perdidas. Quando descobrir os significados existentes nela, descobrirei também o caminho para chegar ao lugar de onde se originou."

 Fawcett desapareceu nas matas brasileiras em busca da solução destes enigmas. O seu último registro se deu em 29 de maio de 1925, quando Fawcett telegrafou uma mensagem a sua esposa dizendo que estava prestes a entrar em um território inexplorado acompanhado somente de seu filho e um amigo de Jack, chamado Raleigh Rimmell. Eles então partiram para atravessar a região do Alto Xingú, e nunca mais voltaram.

Muitos presumiram que eles foram mortos pelos índios selvagens locais. Porém não se sabe o que aconteceu. Os índios Kalapalos foram os últimos a relatar terem visto o trio. Durante as décadas seguintes, foram organizadas várias expedições de resgate, porém nenhuma obteve resultado positivo. Tudo o que conseguiram foram coletar histórias dos nativos. Alguns disseram que eles foram mortos por indígenas hostis ou que animais selvagens os atacaram. Ouviram também algumas versões mais fantásticas dentre as quais destacam-se a história de que Fawcett teria perdido sua memória e estaria vivendo como chefe de uma tribo de canibais ou de que eles realmente encontraram a cidade perdida, mas foram impedidos de retornar para manter o segredo da existência de tal local. Ao todo, cerca de 100 exploradores morreram tentando procurar pelos membros da expedição de Fawcett. Três expedições de resgate também desapareceram na mesma região, que continua praticamente inexplorada até os dias atuais.

0 comentários: